Os usuários do Facebook poderão criar álbuns de foto e compartilhá-los com seus contatos, segundo informações repassadas ao G1 pela rede social nesta segunda-feira (26).
Com a nova função, além de poder ser alimentado pelo seu criador, um álbum poderá receber também as fotos de até 50 pessoas convidadas. O máximo será de 200 imagens por participante, mas a capacidade deve aumentar com o tempo.
O criador do álbum também escolherá as configurações de privacidade. Definirá se as imagens poderão ser vistas por todos os usuários do Facebook ou se somente os convidados poderão vê-las. Ele também poderá escolher se dará ou não aos convidados o poder de alterar essas configurações.
Os convidados, que escolhem se participam ou não do álbum colaborativo, poderão incluir novas fotos e "taguear" pessoas nelas. Mas não poderão alterar as informações incluídas por outros participantes. Apenas o criador do álbum poderá modificar e apagar as fotos de outros participantes.
Além disso, não será possível criar álbuns colaborativos a partir de smartphones e tablets, apenas publicar imagens a partir destes aparelhos móveis.
Em entrevista ao site de tecnologia Mashable, os engenheiros do Facebook responsáveis pelo projeto do álbum compartilhado disseram que a ideia para a nova função surgiu em uma das maratonas de desenvolvimento, chamadas de "hackaton", realizada em janeiro deste ano. O estopim havia sido o pedido de um usuário à rede social por uma função semelhante.
Nesta segunda, o Facebook liberou a novidade para um pequeno grupo de usuários que utiliza a plataforma em inglês. Ao longo das próximas semanas, o restante da base de usuários que falam inglês terá acesso à nova ferramenta. Só então a ferramenta será expandida para falantes de outras línguas, como o português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário