segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Os cinco melhores aeroportos do Brasil

A Secretaria de Aviação Civil encomendou uma pesquisa de satisfação dos passageiros nos aeroportos brasileiros. Veja quais deles, mesmo com tantos problemas, conseguiram destaque e estão entre os cinco melhores do Brasil.Por ocasião da Copa das Confederações realizada em junho de 2013 no Brasil, a Secretaria de Aviação Civil encomendou uma pesquisa para testar a satisfação dos passageiros com a qualidade dos serviços nos aeroportos. O estudo colheu a opinião do público a respeito de 15 aeroportos instalados em cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além daqueles que, embora construídos em outras localidades, têm relação direta com esses municípios. Entre janeiro e março deste ano, os 21.216 participantes deram notas de 1 a 5 para os locais em diversos quesitos. Veja os aeroportos que, mesmo com tantos problemas, conseguiram destaque e se saíram melhor.

Salgado Filho (Porto Alegre, RS)
Data de inauguração: 03/07/1940
Passageiros por ano: 8.261.355 milhões (último levantamento de 2012)
Pontos Fortes: Por 11 anos, desde sua inauguração, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre tinha administração da Brigada Militar. Em 12 de outubro de 1951, o Aeródromo de São João passou a ser designado Aeroporto Internacional Salgado Filho, homenagem ao político gaúcho,Joaquim Pedro Salgado Filho, deputado federal e senador pelo estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho (1932-1938) e da Aeronáutica (1941-1945). Na avaliação tem como pontos fortes as disponibilidades de táxi, tem um dos melhores atendimentos de cortesia no check in e umd os menores tempos de espera na fila para embarque. Leva vantagem na disponibilidade de caixas eletrônicos nos dois terminais e tem o menor tempo e atendimento na fila de emigração. A desvantagem é o constante fechamento por neblina, algo já previsto e pretendido de ser resolvido em novas reformas para operação sem interrupções em 2014.

Augusto Severo (Parnamirim, RN)
Data de inauguração: 1942
Passageiros por ano: 2.660.864 milhões (último levantamento de 2012)
Pontos Fortes: O Aeroporto Augusto Severo, localizado na região metropolitana de Natal, é o maior complexo aeroportuário do Rio Grande do Norte. Na avaliação, leva vantagem com a melhor oferta de transporte público e estacionamento. Outros destaques são a facilidade de conexões, integridade de bagagem, melhor cordialidade de atendimento e sala vip. O Aeroporto já passou por três reformas: 1957, 1980, ano em que passou a ser administrado pela Infraero; e 1996, com a construção e modernização desse complexo aeroportuário resultando em novos itens de conforto e segurança para atender ao número crescente de usuários. O terminal de passageiros foi contemplado com a climatização de 8.000 metros quadrados, e investimento de R$ 1,9 milhão. Essa obra constituiu-se na instalação de 900 metros quadrados de vidro, aumentando a área climatizada para 11.500 metros quadrados, inaugurada em fevereiro de 2002. Porém, a climatização ainda é o ponto a ser melhorado.

Pinto Martins (Fortaleza,CE)

Data de inauguração: 13/05/1952
Passageiros por ano: 5.964.223 milhões (último levantamento de 2012).
Pontos Fortes: Localizado na capital ddo Ceará, o Aeroporto Internacional Pinto Martins é o terceiro maior do Nordeste e é o décimo segundo mais movimento do país. São recentes as reformas de operação do terminal de logística de cargas e para construção da nova torre de controle.Segundo a pesquisa, o aeroporto de Fortaleza tem o melhor conforto de embarque, limpeza, satisfação geral e velocidade de restituição de bagagem. Outros itens como estacionamento, melhor oferta de estabelecimentos comerciais e conexão de wifi foram bem avaliados pelos passageiros.

Gilberto Freyre (Recife/PE)

Data de inauguração: Não é precisa, mas antecede a Segunda Guerra Mundial
Passageiros por ano: 6.433.410 milhões (último levantamento de 2012)
Pontos Fortes: No início dos anos 2000 foram iniciadas as obras de modernização do aeroporto e resultou em um novo terminal de passageiros, edifício garagem e sistema viário interno. Em 2004 o novo terminal entrou em operação em fase experimental e em 2006 foi oficialmente inaugurado. São 52 mil quadrados controlado por um sistema de automoção que detecta riscos de acidentes e consumo de energia. O Aeroporto tem um sistema de gestão de qualidade, certificado com a norma NBR ISSO 9001. Segundo o ranking Skytrax de 2012, é o segundo melhor da América do Sul. Foi avaliado na pesquisa da Secretaria de Aviação Civil como o que tem melhor alimentação, melhor cordialidade dos funcionários de emigração e menor tempo de fila aduana.

Afonso Pena (São José dos Pinhais/PR)

Data de inauguração: 1946
Passageiros por ano: 6.825.666 milhões (último levantamento de 2012)
Pontos Fortes: A pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil indicou o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Grande Curitiba, como o melhor do Brasil. Tem capacidade para 7,8 milhões de passageiros/ano. A última grande reforma foi em 1996. Ele possui equipamentos de última geração. É totalmente informatizado, permite o acompanhamento, a partir do Centro de Controle Operacional, de todo o serviço informativo de voo, da vigilância por circuito fechado de televisão, áreas de acesso restrito, consumo de água e energia elétrica e do sistema de proteção contra incêndio. Segundo os passageiros, tem o menor tempo de check in no auto atendimento e guichês, tem o melhor painel informativo, a melhor sinalização, melhor conforto acústico e térmico e ainda melhor disponibilidade e limpeza de banheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário